Inaugurada nova rota marítima entre Macau e Aeroporto de Shenzhen

 A ligação marítima entre Macau e o Aeroporto de Shenzhen foi retomada com a abertura de uma nova rota por parte do grupo Shun Tak, operada pela TurboJET. A carreira faz ligação entre o Porto Exterior de Macau e o Terminal Marítimo de Fu Yong de Shenzhen, com uma frequência de ida e volta por dia.

Foi inaugurada no passado domingo uma nova ligação marítima entre Macau e a China Continental, com a rota entre o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto Exterior de Macau e o Terminal Marítimo de Fu Yong, do Aeroporto de Shenzhen.

Operado pela TurboJET, do grupo Shun Tak, com uma embarcação com capacidade para 388 passageiros, o serviço prevê, na sua fase inicial de operação, uma frequência de ida e volta por dia, com uma duração de aproximadamente 70 minutos em cada sentido. A operadora promete que a frequência do serviço será gradualmente aumentada com base na procura do mercado.

Pansy Ho, directora executiva da Shun Tak, considera que esta nova ligação marítima, sendo uma medida de integração à Grande Baía, vai facilitar a deslocação dos cidadãos dentro da área. A empresária, citada pelo portal de notícias Stheadline, afirmou que o lançamento da rota visa expandir as opções de transporte e procurar desenvolver um “complexo cultural, turístico e de transportes” entre Macau e as cidades vizinhas.

O Aeroporto de Shenzhen sublinha que as viagens transfronteiriças entre Shenzhen e Hong Kong e Macau “tornaram-se cada vez mais frequentes” à medida que a conectividade de transporte na Grande Baía é aprofundada.

De acordo com as estatísticas divulgadas, de Janeiro a Outubro deste ano, 622.000 passageiros de Hong Kong e Macau partiram através do Aeroporto de Shenzhen, representando um aumento de 11,1% em relação ao ano anterior, com volumes semanais de passageiros superiores a 10.000.

“O Aeroporto atrai numerosos residentes de Hong Kong e Macau para voar a partir de Shenzhen devido à sua extensa e abrangente rede doméstica, horários de voos frequentes e tarifas aéreas relativamente baixas”, analisou a instalação.

Nesse sentido, o porta-voz do Shenzhen Airport Group, Lin Xiaolong, destacou que a inauguração da nova rota irá reforçar o estatuto do terminal marítimo do Aeroporto como ‘hub’ dentro da rede regional, sendo que o terminal aproveitará o início do novo serviço marítimo para actualizar as infraestruturas como o edifício do terminal de passageiros e as instalações de estacionamento de barcos.

Segundo a apresentação, os passageiros de Macau, que viajam via Aeroporto de Shenzhen e que chegam de barco, podem fazer o ‘check-in’ e a entrega de bagagem directamente no terminal marítimo do aeroporto antes de serem transferidos por transporte terrestre gratuito para o Terminal 3 do Aeroporto de Shenzhen.

Recorde-se que o Aeroporto de Shenzhen dispõe também de ligação marítima com Macau, mas através do Terminal Marítimo de Passageiros da Taipa, com uma carreira operada pela Agência de Transporte de Passageiros Yuet Tung, Limitada, com duas frequências de ida e volta por dia.

O Terminal Marítimo de Passageiros do Porto Exterior tem ligação com o Aeroporto de Shenzhen desde 2002, mas o serviço foi suspenso em Fevereiro de 2020 devido à pandemia. Mais tarde, a empresa de transporte Peng Xing Shipping, de Shenzhen, passou a operar esta rota no mesmo ano, cujo serviço foi novamente suspenso em Setembro do ano passado.

https://pontofinal-macau.com/2025/11/24/inaugurada-nova-rota-maritima-entre-macau-e-aeroporto-de-shenzhen/



Comments

Popular posts from this blog

Air Macau’s financial woes deepen with a significant 2024 loss (end of monopoly)

Nova lei alimenta esperanças sobre expansão de rotas aéreas

Ver Retendering /turistas estrangeiros