Aeroporto de Macau

dez25

Raymond Tam garantiu que o Executivo continua dedicado a melhorar a competitividade do sector da aviação da RAEM, durante um evento comemorativo do 30º aniversário do Aeroporto Internacional de Macau. O Secretário para os Transportes e Obras Públicas descreveu o aeroporto como um “activo estratégico”, no âmbito da diversificação económica e da integração nacional da RAEM

 

PEDRO MILHEIRÃO

O Governo continua empenhado no reforço da “competitividade da aviação regional de Macau”, assegurou ontem Raymond Tam, numa recepção comemorativa do 30º aniversário do Aeroporto Internacional de Macau (AIM) que se realizou no MGM Cotai. O Secretário para os Transportes e Obras Públicas frisou que o “AIM não é apenas um centro de transporte, mas também um activo estratégico para a diversificação económica adequada de Macau e a integração no quadro de desenvolvimento nacional”, servindo como “um portal para a integração regional e a internacionalização”.

Raymond Tam destacou os progressos do Projecto de Recuperação e Expansão do AIM, o Terminal de Carga em Hengqin e o avanço da construção do Centro Internacional de Transporte Aéreo na Margem Oeste do Rio das Pérolas. Aproveitou também o momento para instar a administração do aeroporto a “aproveitar as oportunidades de desenvolvimento na aviação civil, completar a sua missão de conectar o mundo e injectar um novo ímpeto” na diversificação económica e no desenvolvimento estratégico internacional.

O Secretário realçou ainda o facto de o AIM ter “consistentemente alcançado novos marcos no fluxo de passageiros e carga, melhorando continuamente a qualidade do serviço e a eficiência operacional”, desde que foi inaugurado em 1995.

Durante o seu discurso, Ma Iao Hang, presidente do Conselho de Administração da Sociedade do Aeroporto Internacional de Macau (CAM), recordou a abertura do aeroporto, “sob o testemunho de líderes da China e de Portugal” e a “jornada notável do AIM nos últimos 30 anos”. Na sua perspectiva, a infra-estrutura contribuiu para “uma implementação significativa do princípio “Um País, Dois sistemas” e realizou “as aspirações de inúmeros residentes na aviação”.

“Nas últimas três décadas, o AIM aderiu aos princípios de ‘Segurança, Eficiência e Eficácia’ optimizando continuamente as suas instalações e qualidade de serviços”, enquanto se “integrava activamente na estratégia de desenvolvimento nacional e nas iniciativas de desenvolvimento sustentável”, acrescentou Ma Iao Hang. Para o presidente da CAM, a história do aeroporto reflecte o compromisso do AIM com a responsabilidade social e a sua determinação em reforçar a sua imagem internacional”.

Olhando para o futuro, Ma Iao Hang acredita o AIM será guiado por um “profundo sentimento de patriotismo e dedicação a Macau” e participará activamente no desenvolvimento da Grande Baía e na iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”.

“Com contínua inovação e comprometido com a excelência, o AIM vai continuar a ascender, contribuindo para a diversificação económica e a internacionalização de Macau ao mesmo tempo que fomenta esperança e orgulho na comunidade”, vincou o responsável.

Por sua vez, Ma Bing, administrador-adjunto da Administração da Aviação Civil da China (CAAC), sublinhou o contributo activo do aeroporto “para o desenvolvimento de Macau como um Centro Mundial de Turismo e Lazer, uma plataforma para cooperação económica entre a China e os países de língua portuguesa e uma base para o intercâmbio cultural”.

Ma Bing anotou também que, nas últimas três décadas, o sector da aviação civil de Macau floresceu”, com o “forte suporte do Governo Central”. “Nos anos 1990, o Governo Central apoiou estrategicamente a construção do AIM, a CAAC enviou mais de 200 especialistas para participar no planeamento, construção e operação” do aeroporto, lembrou.

Tal como Raymond Tam, o administrador-adjunto da CAAC espera que o sector da aviação civil de Macau “aproveite as oportunidades”, alavancando “as vantagens únicas de ser apoiada pela Pátria Mãe e conectada ao mundo”.

https://jtm.com.mo/local/aeroporto-e-activo-estrategico-para-diversificacao-economica/


dez25

O Aeroporto Internacional de Macau poderá ter sido menos movimentado este ano, com previsões a apontar para os 7,4 milhões de passageiros em 2025, inferior ao número do ano passado e também aquém do de oito milhões projectado no início deste ano. A CAM admite que o fluxo de passageiros foi “inferior ao ideal” na primeira metade do ano, devido ao impacto do ambiente global.

https://pontofinal-macau.com/2025/12/09/passageiros-no-aeroporto-de-macau-deverao-recuar-para-os-74-milhoes/


out25

Ainda antes do aumento da capacidade para passageiros, o aeroporto vai receber uma maior área de estacionamento das aeronaves, com o número de lugares a subir para 56 face aos actuais 36

 

Até ao final de 2030, o Aeroporto Internacional de Macau vai ter capacidade para receber por ano 13 milhões de passageiros. Os números foram apresentados por uma representante da Autoridade de Aviação Civil (AACM), na mais recente reunião do Conselho Consultivo de Serviços Comunitários das Ilhas, que ocorreu na segunda-feira.

O balanço da reunião foi feito ao jornal Ou Mun pelos conselheiros Li Yongjian e Ieong Weng Kuong, que citaram as respostas do encontro da AACM.

Segundo as explicações citadas, as obras de expansão estão em curso, depois de terem arrancado em Abril. A nova zona de estacionamentos deverá ficar terminada em 2028, o que vai fazer com que os lugares de estacionamento para aeronaves passem dos actuais 36 para 56 lugares, um aumento de 55,6 por cento.

Ao mesmo tempo, foi indicado que as estimativas apontam para que as obras de expansão fiquem totalmente terminadas em 2030, dentro de cerca de cinco anos, e que nessa altura o aeroporto vai ter capacidade para lidar com mais dois milhões de viajantes, face à capacidade actual de 11 milhões por ano.

No ano passado, o aeroporto recebeu 7,6 milhões de viajantes, menos dois milhões do que o recorde de passageiros, alcançado em 2019, ainda antes da pandemia, quando houve 9,6 milhões viajantes a utilizar a infra-estrutura. No entanto, o número parece ir apresentar uma nova redução. Entre Janeiro e Outubro deste ano, foram contabilizados cerca de 5,5 milhões de passageiros. No ano passado, nos primeiros dez meses, registaram-se de 5,7 milhões de passageiros.

Maior área

Com as obras em curso, a área total do aeroporto vai ser aumentada para 325 hectares, face aos actuais 177 hectares. Na reunião, os conselheiros abordaram ainda outras questões relacionadas com o aeroporto como os assuntos relacionados com a segurança e o transporte de passageiros entre o cais de embarque e os aviões.

Neste sentido, foi garantido aos conselheiros que face às actuais limitações no número de mangas de embarque disponíveis, que o transporte dos passageiros entre o cais de embarque e as aeronaves vai continuar a ser feito através de autocarros. Esse será também o meio utilizado para os futuros lugares de estacionamento dos aviões.

Durante o encontro, segundo Li Yongjian e Ieong Weng Kuong, houve ainda conselheiros a apelar para o desenvolvimento de mais instalações complementares do aeroporto, assim como uma especial atenção para que o centro de transportes esteja preparado para lidar com o fluxo de passageiros que acontece em eventos de grande dimensão, como os recentes jogos de pré-temporada em Macau da NBA.

https://hojemacau.com.mo/2025/10/16/aeroporto-expansao-garante-capacidade-para-13-milhoes-de-visitantes/


 jul25

Aeroporto de Macau perde passageiros e voos no primeiro semestre

Apesar de um início de ano promissor, o primeiro semestre de 2025 ficou marcado por quedas em diversos indicadores do sector aéreo em Macau, incluindo o número de passageiros, voos e peso da carga transportada.

O Aeroporto Internacional de Macau acolheu 3.612.212 passageiros no primeiro semestre deste ano, uma ligeira redução de 3,2% em relação ao período homólogo do ano passado.

Os dados disponíveis na página da Sociedade do Aeroporto Internacional de Macau (CAM) indicam que, apesar de um início de ano promissor com 676.235 passageiros em Janeiro (mais 15,1% em termos anuais), os restantes meses do primeiro semestre ficaram aquém dos números de 2024. O passado mês de Junho, por exemplo, contabilizou a passagem de 578.885 pessoas, menos 7,6% em comparação com o mês idêntico de 2024.

As estatísticas relativas ao primeiro semestre de 2025 assinalam a primeira queda desde 2020, ano em que a pandemia de Covid-19 condicionou o tráfego aéreo e as deslocações a nível global. O ano de 2019, recorde-se, foi aquele em que se observou um volume de passageiros mais intenso desde a inauguração do aeroporto, em 1995.

Os primeiros seis meses de 2025 não conseguiram corresponder às previsões da CAM, que apontava para 1,85 milhões de passageiros até Março. Na realidade, o primeiro trimestre ficou-se por 1.837.945 passageiros. No entanto, importa ressalvar que, de acordo com os registos da CAM (e desconsiderando os anos marcados pela pandemia), os meses com maior afluência de passageiros são Julho, Agosto e Dezembro, pelo que o segundo semestre é geralmente mais significativo do que o primeiro para o balanço final do ano.

VOOS E CARGA AÉREA DIMINUEM

O número de voos registou um ligeiro decréscimo em relação ao ano passado, de 29.697 para 28.335 (menos 4,6%). Em semelhança à tendência que se verifica quanto aos passageiros, também o número de voos caiu pela primeira vez desde a pandemia – época em que se atingiram mínimos históricos. Mais uma vez, o pico dos movimentos aéreos ocorreu em 2019, com 37.764 aterragens e descolagens só nos primeiros seis meses do ano.

Em declarações feitas no final de Março, a CAM tinha antecipado um aumento de 1,5% no que respeita ao número de voos em Macau no primeiro trimestre. Considerando apenas os dados de Janeiro até Março, constata-se que a previsão da CAM acabou por ser superada em um ponto percentual, com um acréscimo de 1,6% em termos anuais.

Por último, os dados da CAM permitem observar que o peso da carga aérea transportada nos primeiros seis meses de 2025 se fixou em 46,818,813 toneladas, uma redução de 4,7% face ao ano anterior. Destaque-se, porém, que no ano passado o aeroporto movimentou mais de 108 mil toneladas de carga, um aumento substancial de 69,3% em comparação com o ano anterior. É necessário recuar até 2007 para encontrar um ano com um volume de carga superior.

No início do ano, a CAM estimou que o volume de passageiros possa vir a atingir os 8,5 milhões no final de 2025, com um total de 65 mil movimentos de aterragem e descolagem e um volume de carga de 113 mil toneladas. A empresa disse ter feito a previsão com base nos planos das companhias aéreas para este ano, esperando-se um aumento de rotas e voos. Actualmente, o aeroporto de Macau tem voos regulares de passageiros operados por 27 companhias aéreas para 41 destinos, incluindo a China continental, Taiwan, Japão, Coreia do Sul e o Sudeste Asiático.

https://pontofinal-macau.com/2025/07/24/aeroporto-de-macau-perde-passageiros-e-voos-no-primeiro-semestre/

Comments

Popular posts from this blog

Air Macau’s financial woes deepen with a significant 2024 loss (end of monopoly)

Nova lei alimenta esperanças sobre expansão de rotas aéreas

Ver Retendering /turistas estrangeiros